Motoristas e pedestres podem estar expostos ao risco iminente de acidentes no trânsito, causados pelo "transbordamento" de entulhos em caçambas superlotadas.
A fiscalização desse transporte é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que busca alternativas para reduzir os problemas causados com a locomoção de entulhos.
Vale lembrar que a multa para as empresas que transportam caçambas com entulho acima da sua capacidade equivale a 10 UFMs (Unidade Fiscal do Município), o que corresponde este ano a R$ 788,20.
Vigora desde 2014, lei nº 4.708/14, que regulamenta o depósito de caçambas no município.
Segundo a legislação, o depósito e transporte de entulho, terra ou qualquer material que precise do uso de caçambas, deverão ser executados de forma a não provocar derramamentos desse conteúdo nas vias e a poluição do local, segundo explica a legislação municipal.
"Os veículos com as caçambas deverão trafegar com carga rasa, limitada à borda da caçamba, sem qualquer coroamento, com cobertura ou outro dispositivo que impeça a queda de material durante o seu transporte", destaca a legislação.
Vale lembrar que a empresa prestadora do serviço de retirada de entulhos com a utilização de caçambas é a única responsável pelos riscos ou danos pessoais e patrimoniais, públicos ou privados, advindos das operações realizadas.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.